Como aprender a tocar bateria

Para aprender tocar bateria é preciso ter muita coordenação motora e agilidade. É um dos instrumentos mais complexos, pois reúne várias peças em uma só, por isso coordenar bem cada uma delas é o segredo do sucesso de um baterista.

A bateria é o instrumento responsável por marcar o andamento da música. Todos os outros instrumentos seguem o que o baterista determina, dessa maneira é possível tocar uma música mais lenta em uma velocidade maior, basta que seja feita a contagem dessa maneira (aquela cena clássica quando o baterista bate uma baqueta na outra antes de começar a música, ali ele está determinando o andamento que todos deverão seguir).

A coordenação motora é exigida, pois todos os membros do corpo são usados para tocar bateria. O pé direito coordena o andamento batendo no bumbo, o esquerdo levanta e bate o chim bal, e as mãos fazem o ritmo com as baquetas nas caixas superiores.

Não é qualquer pessoa que consegue conciliar todo esse movimento e ainda se manter no ritmo certo da música. Por isso que a maioria dos cursos de bateria possui exercícios práticos específicos que vão aumentando gradualmente, até o músico se acostumar com tudo.

Além de determinar o andamento da música, o baterista precisa ter conhecimento profundo dos outros instrumentos para fazer com que as passagens da música fiquem perfeitas na hora de cada um deles executar sua parte.

 

Aprender a tocar bateria sozinho

Para tocar bateria sozinho você vai precisar de algumas aulas gravadas. Existe muito material gratuito no youtube. Se sua bateria é nova e ainda não sabe montar, ali também encontrará muitos vídeos explicando como fazer isso.

Procure vídeos com andamentos mais lentos para ir aumentando aos poucos. Adquirir um metrônomo será fundamental para ter certeza que está dentro do ritmo determinado. Esse equipamento simula andamentos musicais em várias velocidades e é muito útil no aprendizado de qualquer instrumento musical.

Para ter conhecimento para fazer improvisações e solos, é preciso aprender a ler partituras. Conhecer as notas musicais e entender quando estão juntas umas das outras, será um bom diferencial na hora de executar qualquer peça, existem muitos músicos “de ouvido” que conseguem tocar apenas ouvindo outro baterista, mas saber ler partitura dará mais liberdade.

O segredo de todo aprendiz de instrumento musical é a prática. As leis de aprendizado dizem que cada hora que ficamos sem praticar alguma coisa, esquecemos 2% desse conceito. Assim, para se tornar um baterista exímio você precisará praticar, pelo menos uma hora, todos os dias.

Para quem não tem bateria também é possível aprender usando o corpo. Isso mesmo! Os movimentos feitos em uma bateria podem ser reproduzidos em qualquer lugar, na mesa, no volante do carro ou na sua perna.

Para ter uma prévia de como seria esse tipo de aula, acesse o site baterna que tem um curso 100% online de bateria para quem não possui o instrumento. Os fundamentos são bem fáceis de entender já que se baseiam no som que cada instrumento faz. Experimente.

/* ]]> */