Curso de Guitarra

Está se vendo tocando guitarra, mas não tem noção de onde começar a estudar? Fazer um curso de guitarra, pode ser uma boa escolha, se deseja aprender a toca um instrumento musical de sonoridade ímpar, e também muito apreciado pelo público.

Todo mundo gosta de um bom solo de guitarra, mesmo que não seja amante de rock, dificilmente ficamos alheios quando ouvimos músicas conhecidas desempenhadas por um bom músico profissional.

É esse sentimento que leva milhares de pessoas a aprenderem tocar guitarra. Um amigo meu que é professor de música, diz que para encontrar um guitarrista é só balançar uma árvore, de tantos que existem.

Claro que alguns ficam para sempre no anonimato, porém outros conseguem se destacar e tocar em bandas e seguirem uma carreira profissional. Qual é o apelo tão grande desse instrumento?

Vejamos: ele possui sonoridade diferenciada, podendo ser afinada em diversos tons para alcançar determinadas notas mais agudas, todas as músicas possuem um solo para ser desempenhado pelo guitarrista, “as mina pira” no cara que toca guitarra.

Somente esses motivos já são suficientes para que as escolas de música recebam dezenas de alunos novos de guitarra todos os anos. Porém quando a coisa começa a tomar forma, nem todos conseguem dar continuidade, e poucos se destacam realmente.

Curso de guitarra para iniciantes

Isso acontece porque para chegar a ser um solista de guitarra, é preciso dedicação e muito aprendizado. Para tocar um solo como os grandes nomes do rock, você precisa conhecer seu instrumento e fazer dele uma continuação do seu braço.

Sem falar que também existe o dom para a música, se você quer tocar apenas por tocar, sem perceber a sensibilidade das notas que vão sendo tocadas, provavelmente será apenas mais um guitarrista na multidão.

Na hora de procurar um bom curso de guitarra para iniciantes, é preciso levar em consideração o tipo de ritmo que você quer aprender e escolher um professor que seja profissional nesse ritmo, cada tipo de música precisa de exercícios específicos, e um professor de guitarra rock não terá familiaridade com forró, por exemplo.

Quanto estiver procurando onde fazer seu curso, leve em conta a localização, o tempo de transporte até o lugar, quantas aulas poderão ser feitas por semana e qual o valor da mensalidade. A maioria das escolas de música possui aulas complementares de teoria, inclusas no pacote de aulas do instrumento.

Aprender teoria é fundamental para desempenhar bem como guitarrista. Apesar dos instrumentos de corda possuírem as chamadas tablaturas, saber ler uma partitura é primordial para se encaixar bem em uma banda como profissional.

Além do que, ficará mais fácil criar seus próprios solos e improvisações se souber distinguir bem os tons e os sons das notas. O guitarrista também precisa ter agilidade e flexibilidade nos dedos para poder percorrer o braço do instrumento sem nenhuma dificuldade.

Para aprender bem, é preciso mais que observar um outro músico tocando, será necessária dedicação diária, praticando troca de acordes, fazendo exercícios de agilidade e estudando as diversas escalas musicais, para só então começar a tocar algumas músicas mais simples, aumentando a dificuldade gradativamente.

/* ]]> */