Como aprender a tocar teclado

Aprender a tocar teclado pode ser um desafio e tanto para pessoas que não possuem nenhuma iniciação musical, é um instrumento complexo e que permite milhares de arranjos musicais.

O teclado é um instrumento eletrônico, e surgiu da necessidade que os músicos das décadas de 50 e 60 tiveram em ter um piano em suas apresentações. O instrumento foi inovando e se reinventando até chegar nos teclados que conhecemos hoje.

Praticamente todos ritmos de música, exceto a clássica, utilizam teclado em seus arranjos e composições, devido a sua versatilidade é possível criar uma banda completa apenas utilizando os recursos do aparelho.

Assim, o teclado pode ajudar qualquer músico a praticar, e também é o instrumento que cria efeitos diversos, incluindo sons externos à música, compondo arranjos futuristas para músicas eletrônicas e bandas de vanguarda.

Pessoas que possuem noções de piano, conseguirão desenvolver da mesma maneira no teclado, já que as teclas possuem a mesma disposição e representam as mesmas notas. O desenvolvimento com as duas mãos, é também necessário nas músicas tocadas em um teclado eletrônico.

Aprender a tocar teclado passo a passo

Como premissa básica, todo músico que toca piano sabe ler partitura. Para o teclado não é diferente, então se deseja aprender a ser um tecladista é interessante comprar um bom livro de teoria musical, e começar a estudar.

De posse do instrumento, experimente os diversos sons que ele possui, é possível reproduzir quase todos os outros instrumentos a partir de um teclado. Depois de se familiarizar com as possibilidades, comece a praticar músicas simples até se acostumar com a posição das teclas e cada nota que elas representam.

5 dicas que ajudarão aprender a tocar teclado

Existe uma série de passos que podem fazer com que o aluno de teclado tenha um rendimento melhor nos estudos, veja 5 dicas que ajudarão a estudar melhor o instrumento:

1 – Tenha confiança em si mesmo

A música é um campo que exige sensibilidade e paciência. Até adquirir habilidade para tocar uma música inteira sem errar, será um longo caminho percorrido. Não desista quando surgirem obstáculos, acredite em si mesmo e siga até o fim para conseguir seu objetivo de aprender tocar teclado.

2 – Faça um planejamento

Se você vai estudar em casa, sem a presença de um professor, precisará ter um planejamento bem objetivo. Crie recompensas para não correr o risco de procrastinar e não estudar o tempo determinado. Estipule um prêmio para cada hora de estudo que for feita, isso condicionará o cérebro a não abandonar a tarefa.

3 – Pratique

O domínio de qualquer instrumento só chega com a prática. Pratique sempre que puder, se errar, faça de novo e de novo até que saia certo. Não tenho medo de músicas mais elaboradas, mas vá fazendo seu estudo progressivamente, para não pular etapas importantes do aprendizado.

4 – Estude teoria

Conhecer teoria musical ajudará não só para saber ler partituras, mas também para conhecer o andamento das músicas apenas de olhar a partitura. É um requisito necessário para músicos que pretendem tocar profissionalmente.

5 – Junte-se a outros músicos

A melhor maneira de praticar é formando uma banda. Reúna outros amigos músicos e escolham um repertório comum a todos, e procurem praticar sempre que possível, todos só terão a ganhar com esse processo.

/* ]]> */