Estressado(a)? Fazer um curso de violão é a melhor solução!

por Wallace Miguel | Publicado em 16/12/2016


Você sabia que a musicoterapia é um remédio poderoso para curar estresse, ansiedade e depressão?

Que aprender a tocar um instrumento musical melhora a coordenação motora, eleva a auto-estima e mantém os nervos calmos?

Pois é! Esse tipo de terapia é usado há milhares de anos em muitas culturas, egípcios e orientais já sabiam do poder da música para curar diversos males da alma e do corpo.

Na atualidade, onde as pessoas vivem estressadas, na correria do dia a dia, com sons altos do trânsito, aborrecimentos no trabalho e desavenças familiares, tudo isso causa um grau muito elevado de estresse emocional. E esse estresse pode ser amenizado, e até curado, com o aprendizado de um instrumento.

Como fazer aulas de violão pode mudar sua vida

De todos os instrumentos musicais que existem, o violão é, sem dúvida, o mais popular. Milhares de pessoas no mundo inteiro sabem tocar esse instrumento, e ele se popularizou em todo o planeta, independente do formato ou localidade, o princípio de cordas é o mesmo.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso fazer faculdade de música para aprender tocar um instrumento musical. As pessoas que optam por fazer esse estudo, estão em busca de um conhecimento maior que abrange, além dos instrumentos, elementos de regência e musicalidade.

Por isso que muitas pessoas, que nunca freqüentaram uma faculdade de música, sabem tocar violão. É um instrumento basicamente leve, que pode ser levado para qualquer lugar, de fácil manuseio e aprendizado.

Fácil? Sim! Qualquer pessoa pode aprender tocar violão, mesmo que nunca tenha tido conhecimento sobre música. Não é necessário saber ler partituras, nem conhecer as notas musicais.

“Você pode tocar” é o curso de violão feito para todas as pessoas

Você já deve ter ido a alguma festa ou reunião de amigos onde alguém levou um violão e fez a alegria das pessoas. Todo mundo gosta de cantar suas músicas preferidas e quando alguém sabe acompanhar no violão, está feita a festa.

Se você tem vontade de aprender violão mas não tem tempo de freqüentar aulas presenciais, tenho uma boa notícia: É possível aprender a tocar violão sem sair de casa!

O músico Renato Faleiro, criou o treinamento “Você Pode Tocar” que é um curso de violão completamente online, produzido em vídeos de alta resolução. Atualmente, o estudo à distância vem sendo a melhor maneira de aprender diversos tipos de assuntos, chegou a vez do violão.

O treinamento foi concebido com didática fácil para que qualquer pessoa possa acompanhar, é dedicado a iniciantes, mesmo que nunca tenham visto um violão na vida.

O que você vai aprender no “Você Pode Tocar”

A principal dificuldade, da maioria dos alunos de violão, é ter agilidade para trocar acordes sem perder o andamento da música. Sabendo disso, Renato criou vários exercícios em cada módulo para ajudar a desenvolver essa agilidade.

 

Veja alguns elementos que são ensinados em cada módulo do curso:

  • Módulo 1

    Nesse módulo as aulas vão desde a postura para segurar o violão até a progressão entre os acordes maiores e menores. Uma série de exercícios para independência dos dedos, e introdução ao ritmo pop. Também é entregue o repertório 1, já que o curso terá a prática feita com músicas conhecidas dos alunos.

  • Módulo 2:

    Aqui o aluno aprenderá a usar o afinador eletrônico, muitos repertórios, introdução à tablatura, e o conhecimento dos ritmos Balada e Guarânia.

  • Módulo 3:

    O aluno conhecerá os acordes dominantes, os tipos de palhetas e como usar cada um, repertórios, a parte 1 de solos e introdução ao ritmo funk.

  • Módulo 4:

    Aqui aulas sobre escala cromática, como encontrar as notas no violão, como usar o capotraste do jeito correto, 24 exercícios para criar independência dos dedos, repertórios e o ritmo Baião.

  • Módulo 5:

    Aprender a afinar o violão “de ouvido”, parte 2 de solo, como mudar o tom da música, intensivo de repertórios, intensivo de ritmos – country, rock, blues, valsa, samba, bolero, vaneira e arrocha, são algumas das aulas desse módulo.

  • Módulo 6

    Aulas sobre formação das escalas diatônicas, formação de acordes, como eliminar a pestana, como visualizar os intervalos no braço do instrumento.