Aula de bateria? Aprenda já!

Atualmente, a melhor maneira de aprender é fazendo aula de bateria online, existem vários cursos pagos, mas também muito material gratuito espalhado pela rede. Uma boa maneira de começar a estudar bateria é aprendendo noções de teoria musical, para conhecer as notas e poder ler partituras.

Muitos músicos, que tocam apenas de ouvido, não são contratados, pois não sabem ler partitura, que é um requisito básico quando se quer profissionalizar. Por isso, se você pretende ser um baterista profissional é bom estudar teoria paralelamente ao estudo do instrumento.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso estudar música profundamente para aprender tocar um instrumento, porém se quiser dar aulas aí precisará cursar uma faculdade de música.

A bateria é um instrumento formado por várias peças diferentes, e a responsável pelo andamento da música. Ela quem decide se a música será executada de maneira mais lenta, ou mais rápida. Junto do contrabaixo, ela determina o “chão” para os outros músicos desempenharem suas funções.

Normalmente, vemos bandas de rock e jazz que fazem muito uso da bateria, mas ela passou a ser usada também em ritmos como o samba e pagode que também usam outros tipos de instrumentos de percussão paralelamente.

Aula de bateria para iniciantes

Quem nunca estudou bateria, precisará de aulas básicas para aprender a tocar as várias peças do instrumento. A maioria dos cursos ensina desde a montagem do instrumento, explicando detalhadamente cada um.

Para quem já conhece um pouco, é interessante assistir vídeos que contenham explicações de como fazer viradas, e também encontrar sites onde possam ser baixados ritmos prontos para acompanhamento.

A melhor maneira de aprender tocar bateria é seguindo um curso que tenha aulas progressivas, a maioria desses treinamentos possui aulas em vídeo que se desenvolvem de acordo com o entendimento do aluno.

Fazer um curso online de bateria, dará ao aluno a segurança necessária para desenvolver suas habilidades dentro do seu tempo, já que as aulas poderão ser assistidas várias vezes até que o conteúdo seja completamente assimilado.

Para quem não tem muita organização, é importante fazer um planejamento com cronograma de aulas. Se puder praticar todos os dias o andamento do curso será ainda mais rápido, sem falar que a perfeição só virá mesmo com a prática, como diz o ditado.

Independente do curso que você faça, procure não pular nenhuma aula, pois esses treinamentos são desenvolvidos para serem estudados gradualmente, com avanço lógico das aulas.

Sempre que puder, grave seus exercícios, para poder ouvir depois e comparar com a gravação que serviu de base, essa é uma maneira prática de acostumar o ouvido com as batidas e os diferentes andamentos.

Ouça o maior número de músicas que conseguir, pegue as que tiverem a bateria mais perceptível e tente reproduzir as batidas, esses exercícios darão mais coordenação e o deixarão preparado para reconhecer as viradas nos tempos da música.

Se você deseja tocar bateria em pouco tempo é bom praticar bastante e sempre rever as aulas do seu curso. Inscreva-se em canais do youtube que possuem aulas para bateristas e tire o melhor proveito desse material gratuito.

<<< Voltar a Home

/* ]]> */