Quantas músicas você conhece que não possuem uma guitarra tocando? É difícil não é? Esse instrumento musical ficou tão popular que é difícil pensar em uma música que não possua um tipo de guitarra no arranjo.
A guitarra é um instrumento extremamente popular. Ficou ainda mais conhecido com os incríveis solos das músicas de rock da segunda metade do século XX. Esse instrumento é um dos mais tocados e aprendidos no mundo. Muita gente começou a tocar violão imaginando estar no patamar de grandes guitarristas como Eric Johnson, Joe Satriani, Steve Vai, Slach entre outros.
Nesse texto você vai conhecer um pouco mais sobre o instrumento que arrebatou fãs no mundo inteiro. Aqui será apresentado:
- História da guitarra
- Partes da guitarra
- Acessórios da guitarra
- Tipos de guitarra
Continue lendo e aumente sua bagagem cultural sobre o instrumento mais popular do mundo.
História da Guitarra
A guitarra é um instrumento musical que se origina de modificações do violão na primeira metade do século XX. Em 1920 com a invenção dos microfones de bobinas móveis (captadores) surgiu o primeiro protótipo de uma guitarra. Um engenheiro elétrico, Lloyd Loar que trabalha na fabricante de instrumento Gibson, foi o responsável pela primeira guitarra.
Os primeiros modelos causaram muitos transtornos por cada do efeito que os captadores causavam nas caixas acústicas dos instrumentos. Para solucionar o problema um famoso músico estadunidense, Les Paul, criou o corpo de madeira maciço para a guitarra em 1930. Porém foi Leo Fender que produziu em massa e popularizou a guitarra em 1931.
Foi em 1950, depois da Segunda Guerra Mundial, que as guitarras começaram a ficar populares no mundo inteiro. Com o surgimento e a evolução do Rock começaram a surgir guitarristas famosos e conhecidos, o que ajudou na popularização do instrumento pelo mundo.
Partes da Guitarra
A guitarra é um instrumento de melódico e harmônico. Assim como o violão, a guitarra é formada tradicionalmente de 5 cordas que a serem tocadas individualmente produzem melodias. Ao serem tocadas simultaneamente produzem harmonia. Dependendo da habilidade do guitarrista é possível tocar melodia e harmonia ao mesmo tempo.
A guitarra é formada por alguns componentes eletrônicos e não eletrônicos. Esses componentes são:
Corpo da guitarra
É a estrutura principal do instrumento. Feito geralmente de madeira. Pode ser feito em uma peça única, mas também pode ser formada de 2 ou 3 partes. Esse corpo da guitarra lembra vagamente um violão.
Ponte
Sistema complexo onde ficam fixados uma das extremidades das cordas. Essa ponte pode ser fixa ou móvel. Na ponte móvel é usada uma alavanca que pode tencionar as cordas variando o som produzido por elas.
Captadores
Os captadores servem para captar os sons das cordas e amplificar esses sons através de uma caixa de som ou amplificador. Em uma guitarra existem 3 captadores: da ponte, do meio e do braço.
Roldana (Strap Button)
Serve para fixar a correia da guitarra. Isso possibilita o músico tocar a guitarra em pé enquanto se movimenta ou anda.
Trastes
São as divisórias do braço da guitarra. Elas servem para dividir e identificar as escalas no braço da guitarra.
Braço
É a extensão do corpo da guitarra usada para formar os acordes ou tocar as notas da melodia.
Tensor
É uma haste de metal que fica dentro do braço da guitarra. Usando o parafuso do tensor é possível regular o empenamento do braço da guitarra.
Mão e tarraxa
Não é o suporte no final do braço da guitarra. Na mão estão as tarraxas onde ficam presas a outra extremidade das cordas. Essas tarraxas apertam ou folgam as cordas possibilitando afinar o instrumento.
Abaixador
É uma peça metálica ou de madeira que fica na mão da guitarra que serve para ajustar a altura das cordas da guitarra.
Capotraste
É uma haste de osso ou plástico que fica no final do braço da guitarra antes da mão e serve para apoio das cordas. Quando a ponte é móvel o capotraste é acompanhado de um trava-cordas
Cordas
São feitas de aço e é através dela que o guitarrista extrai o som da guitarra.
Escudo
Parte plástica presa ao corpo da guitarra. Serve para proteger as partes eletrônicas internas do instrumento. Também é onde os captadores são fixados.
Chave seletora
É uma pequena alavanca no corpo da guitarra com 3 ou 5 posições Serve para ligar ou desligar os captadores.
Botões de volume e tone
Regulam o volume e o timbre da captação dos sons das cordas
Jack de entrada
Onde é encaixado o cabo da guitarra para conectar ao amplificador.
Acessórios da guitarra
São peças que não vem fixadas ao corpo da guitarra, mas são usadas para tocar o instrumento ou potencializar o som. Entre os acessórios mais usados estão
- Palheta – peca pequena de plástico para tocar as cordas,
- Pedais de efeito– equipamento eletrônico que ao ser conectado a guitarra pode modificar seu som,
- Cabo – serve para conectar a guitarra ao amplificador ou pedal de efeito
- Amplificador – Reproduz o som da guitarra
- Correia – apoia a guitarra para o guitarrista manuseá-la
Tipos de Guitarra
Existem inúmeros modelos de guitarras. Cada fabricante de guitarra possui um catálogo com diversos modelos e séries diferentes. Não seria coerente apontar todos os modelos de guitarras existentes nesse texto. Porém é possível destacar alguns modelos que são mais populares.
- Telecaster.
- Les Paul.
- Stratocaster.
- SG.
- Flying V.
- Explorer.
A guitarra é um dos instrumentos mais populares e tocados no mundo. Uma versão eletrônica da família do violão a guitarra vem arrebatando fãs desde que foi criada no início do século XX.
A era do rock foi o ponto alto das guitarras e dos guitarristas imortalizando grandes músicos. Esse é um instrumento muito rico e versátil podendo ser tocados em diversos tipos de músicas. Não perca tempo e se interessou por esse instrumento não é tarde para aprendê-lo.
Aprender mais? Veja os conteúdos relacionados