ClubDoMusico

Como fazer Pestana no Violão

Você é violonista ou está iniciando no violão? Você saber fazer uma pestana? Se tem um bicho papão para quem está aprendendo a tocar violão é a pestana. Existem muitos estudantes de violão que fazem de tudo para tocar uma música sem usar uma pestana. Quer aprender a fazer uma pestana de forma simples e prática? Então continue lendo.

Nesse artigo você aprenderá:

  • O que é uma pestana
  • Para que serve uma pestana
  • Como fazer uma pestana

pestana-no-violão

O que é uma Pestana

O acorde é um som formado por três ou mais notas musicais. No violão uma das técnicas para se formar um acorde é a pestana. A pestana consiste em pressionar todas as cordas em casa do violão ao mesmo tempo.

Com todas as cordas pressionadas o violonista pode usar os outros dedos para formar diversos acordes. Na escala natural o acorde de fá é feito com pestana. Porém todas os acordes da escala natural podem ser executados com pestana.

Para que serve uma Pestana

Uma pestana serve para dar um som mais fechado e preenchido no violão. Depois que você aprender a fazer acordes com pestana experimente ouvir a sonoridade dos acordes com e sem pestana. Você perceberá que com a pestana a nota fica mais preenchida com um som mais cheio.

Outra utilidade da pestana é o fato de que é possível tocar acordes usando o mesmo shape. Ou seja se você pode tocar vários acordes sem mudar o formato do acorde. Basta mudar a posição da mão no braço do violão e pronto um você tem um novo acorde. Isso facilita muito passagens rápidas de acordes no meio da música.

Como fazer uma Pestana

Para fazer uma pestana é simples basta colocar o dedo indicador atravessado no braço do violão e pressiona atrás do braço do instrumento com o polegar. Uma dica é pressionar bem o dedo contra as cordas do violão para que o som saia o mais limpo possível.

como-fazer-uma-pestana-violao

A partir daí você pode formar vários outros acordes. Quer ver? No violão faça o acorde de Mi maior (E), porém não use o dedo indicador. Pronto? Agora avance uma o acorde uma casa no violão. Depois sem tirar o acorde de Mi maior faça uma pestana. Agora você tem o acorde de Fá maior (F).  Ele deve ficar mais ou menos assim.

pestana-fa-no-violão

Agora se você avançar esse mesmo shape de Fá maior uma casa terá Fá sustenido Maior (F#). E se avançar mais uma casa terá o Sol maior (G) e se avançar mais uma casa terá o Sol sustenido maior (G) e assim sucessivamente. Se você tirar o dedo médio e deixar só a pestana o dedo anelar e mindinho no mesmo shape você formará os acordes menores.

Viu que pestana não é nenhum monstro. Claro que você não conseguirá tirar um som limpo em suas primeiras pestanas. Porém se continuar praticando logo fará pestanas de olhos fechados.

As pestanas dão um som diferente a sua música e facilitam a execução de algumas técnicas no violão. Praticar pestana pode parecer difícil e dolorido, mas isso fará com que seu nível musical melhore muito. Continue praticando.

Recomendado