Tudo sobre Cordas de Violão

Você sabia que cordas de violão em  bom estado, ajudam bastante na hora de tocar o instrumento? Quanto mais se utiliza a corda, a tendencia é ela desgastar. O resultado de cordas gastas é que desafina muito fácil e ainda por cima corre o grande risco de em uma apresentação, simplesmente ela se romper.

Existem dois tipos de cordas para violão :cordas-de-aço-ou-nylon

  • Corda de Nylon: A corda de nylon é aconselhável para iniciantes, pois são bem mais macias, embora limite o seu volume. As cordas de nylon também são muito utilizadas por profissionais experientes em MPB, Samba e músicas mais tranquilas como dedilhadas.
  • Corda de Aço: A corda de aço é bastante dura, aumentando a capacidade de alcance do som, sendo assim é bastante utilizada em músicas como Rock, Pop e Sertanejo.

Embora cada uma tenha seu estilo de música, nada impede você tocar um Rock com cordas de nylon, apenas fica mais bonito nas cordas de Aço.

Nome das Cordas do Violão

Como cada corda tem sua espessura e isso os deixa relativamente diferentes, vou lhe mostrar o nome das cordas do violão e sua ordem. As cordas como dito a cima, cada uma tem seu tamanho, quanto maior a corda, mais grave ela é, e assim sucessivamente.

Nome-das-cordas-do-violaoO Violão tem 6 cordas, A sexta corda é chamada de “E” ou “Mi”, é a corda mais grave do violão. A quinta corda é a corda “A” ou “Lá”, em seguida vem a corda “D” ou “Ré”, depois vem a corda “G” ou “Sol” e por fim a mais fina e não menos importante, a corda “E” ou “Mizinha”.

Você pode estar perguntando, ” mas como vou saber qual Mi a corda corresponde? ” a primeira corda de cima pra baixo, é chamada de Mizão, devido ao seu tamanho. Sendo assim a de baixo é chamada de Mizinha.

Como Colocar Cordas no Violão

Para colocar cordas no violão é muito simples e fácil, vou lhe ensinar o passo a passo. Lembrando que não importa se você vai colocar a corda do zero, ou se vai trocar as cordas do violão, pra trocar usamos um alicate, cortamos a corda e pronto, é só colocar a nova.

obs: Nem todos os violões são iguais, alguns utilizam o plugin e outros a amarração padrão. Normalmente os violões com plugin utilizam aço e os com amarração utilizam nylon. Aqui utilizaremos a amarração, se você quiser aprender o método com plugin, acesse aqui

passo-a-passo-trocar-cordas
1 passo – Passar no buraco do cavalete

2 passo – Fazer um laço

3 passo – Trançar a corda

4 passo – Puxar a parte mais loga

 

Final – A outra parte da corda é muito fácil, apenas coloque a corda dentro do buraco da tarraxa e aperte girando a tarraxa! Depois disso é apenas afinar e pronto, se você ainda não sabe como afinar o violão confira em nossa página.

 

Se você ainda não entendeu, abaixo deixei um vídeo que explicará melhor como você irá colocar a corda no violão.

banner-mini-curso-gratis

Para conhecimento, da uma olhadinha nessa matéria muito interessante. (veja aqui)

 

/* ]]> */