ClubDoMusico

Os 13 principais Acessórios para Violão

O violão é um dos instrumentos mais tocados do mundo. Ele é fácil de transportar. O violão pode ser tocado com ou sem o auxílio de amplificadores. Você consegue tocar qualquer estilo de música com um violão. São vários motivos que tornam o violão um dos instrumentos mais queridos do planeta

acessórios-para-violão

Existem alguns acessórios que não podem faltar no arsenal de um violonista, seja ele profissional ou iniciante. Esses acessórios servem tanto para ajudar na hora de tocar o instrumento como para conservá-lo melhor. Nesse artigo você conhecerá alguns dos acessórios imprescindíveis para uma boa relação entre você e seu violão.

Acessório 1: Case ou bag

É uma capa para conservar seu violão. É um acessório crucial, principalmente se você transporta seu violão. Ela é diferente das capas comuns que geralmente você ganha de brinde na compra de alguns violões. O case é uma capa anti impacto.

Esse acessório é acolchoada e tem alguns modelos de madeira (no caso do case). É a melhor opção para transportar seu violão sem causar danos na estrutura dele.

Acessório 2: Kit de limpeza

Muito violonistas não ligam para a higienização e limpeza do instrumento. Porém a limpeza do violão é essencial. Além de evitar contaminação por micro organismos, a limpeza do violão é de extrema importância para conservação do instrumento.

A poeira, os minerais do suor, salitre da água do mar e outros fatores podem acelerar a degradação do verniz do seu instrumento. Portanto kit de limpeza é um acessório para violão indispensável.

Acessório 3: Estante ou suporte

Um acessório de violão essencial para que quer cuidar do seu instrumento. A estante ou suporte serve para você apoiar o violão quando não estiver tocando ele.

Tem modelos de suporte tanto para colocar no chão como para parafusar na parede. Um acessório que ajudará você a preservar seu violão.

Acessório 4: Afinador

É um acessório do violão extremamente essencial. Parece exagero? Mas é sério, você precisa de um mecanismo que permita afinar seu violão de forma precisa.

É bom saber afinar sem afinador, porém sem afinador a precisão da afinação fica comprometida. Isso não só facilita na hora de tirar um só agradável, como impede de você treinar seu ouvido errado.

Acessório 5: Palheta

A palheta é um acessório do violão muito conhecido. É usado para tocar violão com cordas de aço e guitarra. Não é muito indicado para violões de nylon.

Não é obrigatório usar palheta para tocar. O uso da palheta é muito uma questão de gosto ou depende do tipo de sonoridade que você quer tirar do violão.

Acessório 6: Dedeira ou dedal

É um acessório para violão semelhante a uma paleta. A principal diferença está na forma de segurar. A palheta você segurar com o dedo indicador e polegar, já a dedeira você encaixa no polegar.

É um acessório mais usado em violões com cordas de nylon e na execução de chorinho

Acessório 7: Porta palheta

Imagina você tocando na igreja ou em um show e sua paleta cai. Você pode continuar tocando com os dedos, mas a mudança de sonoridade no meio da música, será estranho.

Não dá para parar de tocar para procurar a palheta. Para evitar isso existe o porta palheta é uma boa dica. Geralmente você prende no corpo do violão e cabem umas 10 palhetas nela.

Acessório 8: Correia ou alça

A correia é um acessório do violão muito básico. É imprescindível ter uma correia se você toca em banda, pois ela te ajuda a tocar em pé com o violão.

Nem sempre você poderá sentar ou terá um lugar para apoiar o pé, então a correia te ajuda em algumas situações.

Acessório 9: Capotraste

É um acessório de violão que parece uma presilha. Ela é mais usada em violão de cordas de aço. Ela é usada para transferir a pestana do violão para outras partes do braço.

Esse acessório é usado para extrair uma sonoridade mais agudo no violão.

Acessório 10: Slide

É um acessório de violão pouco usado, porém interessante de se ter.

É um tubo de metal que você coloca em um dos dedos da mão que você formar os acordes e ele permite tirar uma sonoridade diferente do violão.

Acessório 11: Tampo

Um acessório de violão para que toca violão eletroacústico. Ás vezes ao conectar o violão na caixa amplificadora pode acontecer a terrível microfonia por causa da boca do violão.

Então para evitar esses ruídos indesejáveis o tampo é uma boa solução.

Acessório 12: Metrônomo

Esse é um acessório para violão e para qualquer instrumento. O metrônomo é um aparelho que é usado para contar o pulso da música. Ele ajuda o músico não perder o tempo e velocidade da música. É usado principalmente para tocar em uma banda ou conjunto musical.

Acessório 13: Manivela

É um acessório de violão pouco conhecido pelos iniciantes. Ele facilita na hora de trocar as cordas do violão. É um acessório barato e que agiliza muito na hora de girar as tarraxas para colocar as cordas.