ClubDoMusico

Como Fazer Dedilhado no Violão

É lindo ouvir uma música romântica ou voz e violão tocada dedilhada. Cada nota soando individualmente formando um único acorde. Quando você olha as vezes até parece difícil tirar aquele som do violão. Mas saiba de uma coisa, é mais fácil do que parece.

O dedilhado é uma técnica do violão que é muito usada em MPB, Gospel e músicas mais lentas e calmas no geral.  Muito músicos optam sempre por tocar com batidas. Porém tem determinadas situações que substituir a batida pelo dedilhado fará uma grande diferença na qualidade da música.

Nesse artigo você vai ver como é fácil aprender a dedilhar e melhorar sua performance no violão. Ensinaremos no final desse artigo 3 dedilhados fáceis e que podem ser usados em quase todas as músicas.

dedilhado-violão

O que é Dedilhado

Dedilhado, ou arpejo, é a técnica de tocar os acordes do violão corda por corda. Você faz o acorde no braço do violão e com a outra mão você toca as cordas uma de cada vez. Geralmente o dedilhado inicia pelas cordas graves. Existem vários tipos de dedilhados. Depende muito do estilo de música e da técnica que está se usando para executar a canção.

Como fazer o dedilhado

O primeiro passo para aprender a fazer um dedilhado é saber a ordem das cordas do violão e o nome dos dedos da mão. As cordas do violão são contadas de baixo para cima. A corda mais aguda ou mais fina que é o mi agudo é a 1º e aí vem seguindo a ordem:

  • 1ª é a mi aguda
  • 2ª é a corda Si
  • 3ª é a corda Sol
  • 4ª é a corda Ré
  • 5ª é a corda Lá
  • 6ª é a corda Mi grave

Os dedos da mão são mais simples. Você já deve ter aprendido desde pequeno na escola:

  • Polegar que é o mais grosso (P)
  • Indicador que vem logo depois do polegar. Usa geralmente para apontar (I)
  • Médio que é o dedo do meio (M)
  • Anular que é o dedo antes do mindinho (A)

Na técnica de dedilhado dificilmente usa-se o mindinho. Ele é mais usado na técnica Fingerstyle. Pronto! Agora que você relembrou o nome dos dedos e a ordem das cordas que tal entender como se faz o dedilhado?

Para fazer o dedilhado usando as técnicas do violão popular é simples. Você deve posicionar a mão direita em forma de concha nas cordas do violão.

  • O polegar fica levemente apoiado em cima da 6ª corda,
  • O indicador fica levemente apoiado em abaixo da 3ª corda,
  • O médio em baixo da 2ª corda
  • E o anular em baixo da 1ª corda

Essa é posição clássica. Com o tempo você vai mudando a posição dos dedos conforme for conhecendo melhor os acordes. Porém inicialmente você deve treinar seus dedos para o movimento do dedilhado.

Com seus dedos posicionados faça uma acorde no violão sê vai executar o seguinte movimento.

  • O polegar toca de cima para baixo a 6ª corda grave.
  • Logo depois, o indicador toca de baixo para cima a 3ª corda
  • Depois o médio toca de baixo para cima a 2ª corda
  • Depois o anular toca de baixo para cima a 1ª corda

Pronto você fez um arpejo. Lembrando para tocar uma música é preciso de ritmo, frequência e mudança de acordes. Porém no primeiro momento você vai treina esse movimento até seus dedos se acostumarem e adquirirem a coordenação necessária para fazer isso durante toda uma música.

Repita esse movimento com diversos acordes. Dependendo do acorde você começa com o polegar na 5ª corda (Dó, Lá, Sí) ou na 4ª corda (Ré)

Dedilhados Fáceis

No tópico anterior você conheceu o movimento básico do dedilhado. Agora você vai conhecer 3 técnicas fáceis de dedilhado que podem ser usados em diversas músicas.

Dedilhado Clássico

Quer aprender dedilhados fáceis, então esse é um deles. É um dedilhado que ensinados nos métodos mais clássicos de violão. Depois de praticar o movimento básico do dedilhado fazer esse dedilhado clássico será “mamão com açúcar”.

Ele é quase a mesma coisa do movimento básico do dedilhado. A única diferença é que antes de tocar a nota grave com o polegar você fará o movimento com o dedo indicador, médio e anular duas vezes. Os ritmos será o seguinte:

dedilhado-clássico

Você vai repetindo o movimento. Depois você pode começar a trocar os acordes. Geralmente a troca do acorde acontece entre o último toque do dedo anular e o toque do polegar. Lembre-se das dicas dadas no tópico anterior sobre o grave dos acordes.

Dedilhado alternado 1

O dedilhado alternado como nome já diz ele é tocado com os dedos alternando a ordem. Ele dá um som mais melódico e refinado ao seu dedilhado. Esse tipo de dedilhado é um pouco mais complicado que o dedilhado clássico. Porém com pratica você será capaz de fazer esse dedilhado com facilidade e beleza.

Esse dedilhado segue a seguinte sequência:

dedilhado-alternado-1

Você deve repetir esse movimento de acordo com o tempo do acorde da música. Uma dica é inicialmente é fazer esse dedilhado bem devagar.

Dedilhado alternado 2

Esse dedilhado é uma variação do dedilhado alternado que você viu anteriormente. É importante saber mais de uma forma de fazer um dedilhado para você variar entre uma música e outra. Esse dedilhado alternado segue a seguinte sequência:

dedilhado-alternado-2

O segredo para fazer um bom dedilhado é praticar bastante para que seus dedos adquiram a coordenação motora necessária. Você vai ver como sua apresentação de músicas lentas e voz e violão vai ficar show.

Recomendado