Violão

O violão é um instrumento revestido de madeira e cordas, que foi descoberto uns 2.000 anos A.C. Muitos dizem que o violão é um derivado do alaúde árabe, outros já dizem que ele se derivou-se da Cítara romana, mas o que importa é que com os anos o violão foi ganhando nomes e modificações.

No Brasil ele foi introduzido pelos portugueses durante a colonização do país, embora sofria conflitos por ser chamado as vezes de violão ou de viola. Curioso dizer que antigamente esse instrumento ganhou o apelido de “instrumento marginal” ou “coisa de vagabundo” pois era muito utilizado por boêmios e seresteiros, mas apenas fatos que ficaram na história.

Hoje em dia dificilmente você vai ver uma pessoa que nunca ouviu falar sobre violão e me arrisco a dizer, que é muito difícil encontrar uma pessoa que nunca quis aprender como tocar.

Modelos principais de violão

Bom existem vários tipos de violão:

Violão Clássico: O violão clássico é um dos mais vendidos no mundo, pois tem seu preço muito mais baixo e é um violão com cordas de nylon, muito utilizado  em musicas como MPB, samba entre outros.

Violão Folk: O violão folk é um pouco maior que o clássico e suas cordas são de aço, mediante a isso seu som é reproduzido com mais estridência e também mais cheio. Sendo assim bastante utilizado nos ritmos rock, pop, sertanejo, entre outros.

Violão Jumbo: O jumbo é muito parecido com a versão clássica, apenas é mais largo em seu corpo, por isso possui o som mais grave, muito utilizado para blues, pop e outros.

Violão de 12 cordas: Ganhou muito espaço em shows acústicos. O violão de 12 cordas causa o efeito de dois violões, não sendo aconselhável para pessoas que estão começando a tocar, pois exige muito de seus dedos.

Duvidas sobre violão ?

Violão para iniciantes

Para começar a tocar violão não será preciso um violão caro de início, compre aquele que ficara melhor para o seu bolso. Também existem diversos tamanhos de violões, mas ai vai depender de sua estatura.

Um violão muito bom que inclusive foi o meu primeiro violão e que tenho até hoje, é a marca chamada takamine, que por sinal produz ótimos modelos de violão.

Mas não tem uma marca especifica para começar, o importante mesmo é ter cordas de nylon, devido as  cordas de aço machucarem bastante e o principal é o violão estar em um bom estado de uso.

Para pessoas que querem aprender violão entre em nossa página Como tocar violão ou se tiver uma base, entre na nossa página aulas de violão e se quiser ir a fundo para aprender realmente a tocar violão com um método passo a passo acesse nossa página curso de violão.

 

banner-grande-curso-violao-voce-pode-tocar